Original Belle Edition for 5530 [firmware/download]

Postado por Destroyzer em terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 89 comentários
A Original Belle Edition é uma firmware baseada na firmware original com aprimorações técnicas e visuais do novo sistema Symbian Belle da Nokia.

Você tem ao seu dispor diversas novidades e melhorias que fazem desta firmware uma das melhores que você já instalou em seu aparelho!

(clique nas imagens para ampliar)


Conteúdo

Personalização
- Visual completo do Symbian Belle
- Novos belíssimos efeitos aprimorados para uma maior velocidade
- Navbar (barra inferior) no estilo do Symbian Belle
- Fonte Nokia Sans N8
- Removido pastas personalizadas para ficar no estilo Symbian Belle
- Um tipo de exemplar de toques do Symbian Belle para cada tipo de alerta (Chamadas, Mensagens, etc)
- Music Player encontrará somente as músicas que estiverem em E:\Sounds\Music
- Toque de Captura 4 da câmera silencioso
- Alguns aplicativos desnecessário estão ocultos no menu
- Atalho para Temas adicionado ao menu

Aplicativos
- QT 4.7.3 + QT Mobility 1.1.3 integrado
- Atualizado Ovi Maps para a versão 3.06
- Integrado Conversas ao menu de Mensagens
- Adicionado teclado mini-QWERTY
- Adicionado novo teclado QWERTY para modo paisagem (necessário aplicar um patch, leia abaixo)
- Adicionado aplicativo de lanterna (PhoneTorch) em português (traduzido por Destroyzer)
- Adicionado aplicativo para bloquear tela (KeyLock)
- Possibilidade de ativar/desativar Bluetooth rapidamente através da tecla 0 (zero) do discador.
- Removido alguns aplicativos e jogos pré-instalados

Sistema
- Baseado na firmware original
- Adicionado ROMPatcher+ para funcionar o novo QWERTY e outros recursos (leia abaixo)
- Possibilidade de usar com a firmware hackeada (utilize o UDA hackeado abaixo)
- Cerca de 80MBs disponível na memória interna
- Cerca de 55MBs de RAM disponível na primeira inicialização
- Todos os idiomas, exceto o Português, foram removidos
- Opção de reiniciar telefone no menu Desligar
- Removido a vibração ao bloquear/desbloquear tela pela chave lateral
- Inserido desbloqueio via Tap To Unlock (Ao invés do Slide To Unlock)
- Desativado abertura automática de aplicativos no boot (Contatos, Relógio, etc)
- Armazenamento de mensagens aumentado para 999 itens
- Removido verificar atualizações no menu *#0000#
- Removido palavra Mensagem: ao escrever mensagem
- Renomeado Arqs. instalados para Arqs. instalação
- Renomeado Atualiz. disposit. para Versão do software
- Renomeado "Ovi Suite" para "Nokia Suite" ao conectar aparelho no computador
- Removido cache das atualizações ao usar Atualiz. SW

Método de Instalação


Para instalar corretamente, siga os passos abaixo:

1. Baixe e execute o arquivo Original Belle Edition - Nokia 5530v.exe
2. Remova as seguintes pastas do cartão de memória: Resources, Private, Sys, System, Data
3. Faça o procedimento de flash no JAF normalmente (não marque a opção Factory Set, senão o QT será removido).

Se após a instalação seu celular ficar numa tela branca escrito Local Mode, desconecte o cabo, remova e recoloque a bateria e ligue o aparelho normalmente.
Na inicialização, selecione os dados como de costume (país, cidade, data e hora) e aguarde alguns segundos para o celular iniciar completamente.

Aviso: Não é recomendado efetuar Hard Reset! Se achar necessário, instale a firmware novamente. O ato de Hard Reset removerá alguns componentes do QT e o hack InstallServer (se aplicável).

IMPORTANTE:

Para o total funcionamento da firmware, após a inicialização do aparelho vá ao menu e procure pelo aplicativo ROMPatcher+, abra-o e clique no menu opções e selecione "Iniciar no boot" nos seguintes patches: Center Text, ModQWERTY-R e OFW-ModAlphanumericKeyboard. Agora aplique esses três patches.

Note que ainda restam mais dois outros, sendo eles InstallServer RP+ e Open4All RP+. Esses patches são opcionais e sua ativação é como se fosse o método de hackear o aparelho, com a diferença que você pode ativar e desativar esta função. Sendo assim, você pode ativá-los ao tentar instalar um aplicativo que dá erro de certificado e desativá-los quando for instalar um aplicativo que usa SmartInstaller (para não dar problemas). Mas note que os três patches anteriores não devem ser desativados!

Downloads

* Fixado bug onde apresentava erro de arquivo corrompido

89 comentários:

  1. Já estou baixando. Estava ansioso para usa-la.

    ResponderExcluir
  2. da pra remover esse mod, Music Player encontrará somente as músicas que estiverem em E:\Sounds\Music ?? como eu faço? obg

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Cara sera q essa versão Nokia 5233 v51.1.002 roda em um Nokia 5230?

    ResponderExcluir
  5. Não veio com o Shell Belle, 78,7MBs disponível na memória interna, não instalei nada e nem estou usando o cartão de memoria :S

    Tirando isso não achei nenhum bug até agora!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse e a unica coisa que eu notei ate agora também.

      Excluir
    2. e quanto ao Shell Belle em português??

      Excluir
    3. Achei um bug, ao tentar instalar dois apps Nimbuzz(Baixado direto do site oficial), e Handy Zip(Gsmfans), a instalação começa a carregar porem do nada fecha, sem acusar erro e nem nada, o problema n é os apps pois usava eles na CFW anterior e o instalador(Exceto nimbuzz) é o memso!!

      É um bug que não atrapalha muito, pois baixando da nokia store instala normal, o problema é que baixando da store o Nimbuzz fica em inglês, e o Handy Zip tem que comprar :P

      Excluir
    4. isso também aconteceu comigo não apenas com esses apps mais com vários outros que eu costumava instalar no meu celular

      Excluir
    5. fui instalar o nimbuzz fechou do nada ;x nem tinha o porque ;s mais tens

      Excluir
    6. instale pelo nokia store que vai dar, só q vai ficar em ingles..

      Ate agora não agredeci :P, bom tirando esse bug minimo, realmente ficou muito bacana esse modo de deixar o cfw original ou hackeada via rompatcher, o tema é muito massa e é o mais proximo do belle que já vi, matou a dor de cabeça de instalar o qt, browser rapido e reconechendo sites mobile(blogger por exemplo), e por fim esta bem rapido, o belle shell, quase não dá leque!! De qualquer forma parabéns Destroyzer!!! :)

      Excluir
  6. Eu estava testando a firmware aqui no meu nokia 5530, mas por algum motivo a luz do meio branca (tecla de menu) fica oscilando lentamente como se a opção "luz de pulsação" estivesse ativada, mas não está. Fica pulsando mesmo quando a tela está desbloqueada. Eu estou escrevendo e ela está aqui, pulsando (o browser ficou mito bom)
    Só eu estou com esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido as novas regras de iluminação ao adicionar o Tap to Unlock, mas não é constante que isto ocorre.

      Excluir
    2. eu tô usando o TAP unlock na OFW feita por mim mesmo, só tenho esse problema quando conecto o carregar, liguei o carregador a luz começa a piscar, será que tem como resolver isso?

      Excluir
  7. a Symbian Belle Edition [Firmware/5530] é melhor que essa; bem melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque é baseado no C6 e esta é baseado na firmware original, visando ter menos bugs.

      Excluir
  8. Esperando as versões 5233 e 5800....

    ResponderExcluir
  9. vai demorar pra sair a versão para 5233 estou super ancioso :/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Esbarrei aqui por engano mas já gostei do conteudo.
    Reforçando a pergunta acima:
    A versão do 5800 já está em andamento ?
    Agradeço e parabenizo ao blog.

    ResponderExcluir
  11. tem previsão de quando sai a versão dos Nokia 5233 e 5800?

    ResponderExcluir
  12. Será que funciona no N97 mini?

    ResponderExcluir
  13. Boas

    Excelente projecto.
    Também gostava de saber como vai o desenvolvimento da versão para o Nokia 5800.

    cumps

    ResponderExcluir
  14. quando sai a versão do Nokia 5233???

    ResponderExcluir
  15. como fonciona isto "estara desponiveu na verção 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As versões para 5800 e 5233 só estarão disponíveis na próxima versão, que provavelmente será baseada no C6.

      Excluir
  16. e Seguro instalar CFW??? Tenho um Nokia 5530, ele fica com mais RAM disponível que a FW original?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O meu ficou com bug nos toques. Quando definido um toque para o perfil ele só funciona para numeros que não estão na agenda. Para os numeros da agenda sempre toca o ringtone padrão nokia

    ResponderExcluir
  19. Cara não é justo! Só tem fimware para modelos assim !! Nunca acho para o C5-03 RM719 !! Queria muito mudar essa fimware do meu, ja estou cansado dessa interface SYMBIAN ^1 :/ !!! Sem precisar comprar um celular novo é lógico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que seu aparelho não permite modificações muito rígidas, só algumas simples e é bem complicado de se fazer, precisa o próprio usuário fazer isso, porque se faz com o celular ligado, usando RomPatcher.

      Excluir
    2. Entendi cara! Vlw! Coloquei uma CFW no meu C5-03, mas não gostei muito, porque tinha poucas mudanças, os temas da tela inicial eram muito ruins os widgets eram pequenos demais, e ficava com pouco espaço na memória ram, na FW original fica livre + ou - 50Mb e na CFW q instalei ficava 25Mb! Voutei pra original!!

      Excluir
  20. quando estará disponivel a versão 2 para o nika 5233?

    ResponderExcluir
  21. Renato tem como depois vc me add no msn mano?

    ResponderExcluir
  22. Renato eu também to nessa de fazer cfw mais sou leigo, e preciso de algumas intruçoes mano, se tiver como depois vc me manda alguns tutoriais mano eu agradeço, o meu email é esse: lucasthebest18@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas não adiciono no MSN. Aproveite dos tutoriais que há no blog.

      Excluir
  23. mano muito top essa sua cfw... show de bola... mas entra em contato com migo mano se vc puder... desde entao agradeço...

    ResponderExcluir
  24. Qdo vai sair a versão 2?? Qro baixar logo.

    ResponderExcluir
  25. mano como faço para colocar outra fonte na cfw, porque eu quero colocar a fonte nokia pure mais não sei em que rofs devo adiciona-la mano, a não sei se uma boa ideia mas se vc tiver tempo da uma olhada no navibar do belle shell e ve se tem como porta-la para o navibar da cfw, se tiver como vai ficar show de bola mano.

    ResponderExcluir
  26. Pode me ajudar Renato?

    Coloquei o firmware em dois 5530 e neles aconteceu o seguinte:

    Quando defino um toque para o perfil ele só funciona para numeros que não estão na agenda.
    Para os números da agenda sempre toca o ringtone padrão nokia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tente mover as músicas para a pasta E:\Sounds\Music antes de defini-las como toque para ver se funciona. Nunca vi este erro antes.

      Excluir
    2. Consegui resolver usando um novo perfil, o problema só ocorre no perfil normal, até a altura do som fica decrescente. Muito estranho.

      Excluir
  27. Renato, qdo vai sair a versão 2 (Nokia 5233)?? Qro baixar logo.

    ResponderExcluir
  28. mano como faço para alterar os icones da minha fw oficial? e poderia disponibilizar o link do seu rompatcher em portugues aquele da sua Original Belle Edition. desde entao agradeço.

    ResponderExcluir
  29. A opção Falar o Nome de quem chama não está funcionando, tem como resolver?

    ResponderExcluir
  30. Em alguns aplicativos quando usado o mini teclado QWERTY, no momento que é selecionado os caracteres numéricos, não muda a tecla para retornar aos caracteres Alfanuméricos, tendo que desabilitar o mini teclado e usar o celular na posição vertical e assim habilitar o alfanumérico.

    No mais excelente!

    ResponderExcluir
  31. Cara sera se não da pra fazer uma CFW com a interface igual ao symbian belle original mesmo com telas e menu tipo o "Bele Shell"?

    ResponderExcluir
  32. como adiciono patches ao rompatcher nessa cfw??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocando-os na pasta E:\patches.

      Excluir
    2. se eu fizer isso, os outros que vem com a cfw desaparecem :|

      Excluir
    3. Sim, para salvá-los você precisa pegar o arquivo zip em Z:\System\Data\RP_Patches.zip e extrair no pc, movendo os arquivos de dentro para a nova pasta no E:.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  33. Ae cara eu instalei essa cfw ja faz um tempinho ai tive q formatar meu cartão de memoria e talz, e saiu os arquivos do ROMPatcher+, sera q teria como vc me enviar esses arquivos pois não estou consiguindo enviar msg... Agradeço desde já
    Abraço

    ResponderExcluir
  34. A opção "Falar o Nome de quem chama" não está funcionando, tem como resolver?

    ResponderExcluir
  35. se que ninguem tem nem espequitativas de quando vai sai pro nokia 5233

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde,

    Esta versão é compatível com o Nokia 5800 (RM-356)?

    Cmps

    ResponderExcluir
  37. deveria ter uma parada dessa pro c6 né? :/

    ResponderExcluir
  38. Acho que achei um bug... depois de um tempo ele para de girar a tela... tenho que desativar essa função nas config, desligar o cel, retirar a bateria e religa-lo.
    Eu uso o pocketsensor... não sei se é esse programa que ta afetando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser isso mesmo, porque usei essa firmware por muito tempo e não tive problemas com isso. E usei tanto desativado como ativado.

      Excluir
    2. Tem alguma coisa que eu possa fazer pra arrumar isso? gosto bastante do pocketsensor e n queria parar de usa-lo ~:

      Excluir
    3. Veja também se não é alguma configuração no Pocket.

      Excluir
  39. Firmware atualizada:

    Fixado bug onde apresentava erro de arquivo corrompido.

    ResponderExcluir
  40. o meu não ficou igual ao video por que??

    ResponderExcluir
  41. cara meu celular esta dando erro de arquivo corrompido. e não ficou igual ao video

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe a nova versão que o erro de arquivo corrompido foi corrigido. E qual vídeo você se refere? Se for ao que divulguei recentemente, é uma outra versão baseada no C6.

      Excluir
  42. gostaria de entender coimo faço pra instalar isso?

    ResponderExcluir
  43. Vou comprar um 5530 semana que vem, e quero atualizar de cara a firmware dele, mas não sei mexer... VOcê me recomenda essa ou a mais atual? quero atualizar mesmo, só parar usar o mini qwerty.. Tem algum tutorial ensinando a utilizar o JAF?

    Obrigago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for só por causa do miniqwerty você pode usar a original e instalar o Swype através da loja.

      Ou se preferir, instale a firmware C6 V42 Edition ou 5530 Belle Edition.

      Excluir
    2. Mas qual delas deixa o touch melhor? Eu adorei aquela barrinha superior igual a do android, tem em algum mod ou algo assim?


      Você não pode fazer um tutorial de como instalar o firmware? Se você fizer a vídeo aula ficarei muito agradecido...

      O blog é demais, parabéns e muito sucesso pra vocês.

      Excluir
  44. Posso utilizar essa firmware, utilizando a minha V 40.0.003 ?

    ResponderExcluir
  45. Olá, consegui fazer a atualização de firmware para meu Nokia 5530 pelo proprio Nokia Ovi Suite .. estou com a v40.0.003 .. porém não tem o visual Belle .... será q tem algo errado!? .. teria q aplicar por cima dessa uma CFW?!? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O visual belle apenas na minha firmware, não na original. Você vai ter que instalar outra firmware para ter as novidades.

      Excluir
  46. não entendi essa parte- Faça o procedimento de flash no JAF normalmente, explica melhor como devo proceder

    ResponderExcluir
  47. essa versao do belle fica disponivel em portugues para o nokia 5530 RM-504?

    ResponderExcluir
  48. mó veneno coloquei essa cfw no meu 5530 quando alguem me liga só fica no toque da nokia tune ja fiz novo perfil já trokei de musica já trokei as musica de pasta ja colokei toque de mensagem na chamada e o desgraçado só toka o nokia tune nas chamadas e fora a funçao de falar quem me liga que nao funciona,vc recebe qualquer ligaçao, o toque fica como nokia tune etoque descrecente já fiz todos os meios de mudanlça pelo aparelho se alguem souber de outro fala aew.

    ResponderExcluir